http://www.qtaltchepilchas.com.br

www.qtaltchepilchas.com.br

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Estamos trazendo na mala de garupa a coluna Tradição e Cultura, que estará na edição do dia 25/11 do Jornal A Semana de Alvorada

TRADIÇÃO & CULTURA
Alvorada – Capital da Solidariedade


26ª EDIÇÃO DO ENART

Bueno! No último final de semana o Rio Grande esteve com os olhos e ouvidos voltados para a cidade de Santa Cruz do Sul. Lá tivemos um pú-blico recorde do próprio evento, com a participação de mais de 70.000 tra-dicionalistas, que prestigiaram a finalíssima do Enart 2011. Danças tradi-cionais foi a modalidade mais concorrida e vista pelo público, onde se sa-grou como o grande campeão da Força “A” o CTG Rancho da Saudade de Cachoeirinha. Na Força “B”, o grande campeão foi a Sociedade Gaúcha de Lomba Grande, que vai direto para a Força “A” em 2012. Parabéns ao CTG Amaranto Pereira que na Força “B” conquistou o troféu de quinto lugar. Parabéns também ao CTG Bento Gonçalves da Silva pela participação da sua invernada na Força “B” e do casal Jorge Teixeira e Priscila Lisboa, que participaram na modalidade Danças Gaúchas de Salão (danças de fandan-go).

CTG BENTO GONÇALVES DA SILVA

Bueno! A patronagem do CTG Bento Gonçalves da Silva boleia a perna e te convida para participares no dia 26 de novembro, do grande baile de aniversário, que será animado pelo Grupo Os Campesinos do Sul de Pe-lotas. Contatos com o patrão Gelson pelo fone (51) 9962-6266. O CTG fica na Rua Viamão, 1249, no Jardim Esplanada

O CTG DOS TROVADORES

Bueno! No dia 21 de novembro de 1992, reuniram-se alguns tradi-cionalistas no rancho do Seu Sócrates Carvalho de Oliveira, com o objetivo de fundar um CTG, visto que o Bairro Americana, de classe média, era maior do que muitas cidades do interior gaúcho, comportando uma Entida-de Tradicionalista em seus redutos. Foram sugeridos vários nomes para a nova entidade, mas a sugestão de Benevenuto Lopes de Camargo foi aceita por unanimidade, pois não se tinha conhecimento de que algum CTG fosse homenageado com o nome do nosso Herói Farroupilha, na Região Metro-politana de Porto Alegre. O CTG estava sendo fundado com um nome for-te, que visava homenagear o Herói de "35 da Revolução Farroupilha". Hoje já temos um CTG com o mesmo nome nos Estados Unidos da América. Além de Socrates Carvalho de Oliveira e Benevenuto Lopes Camargo, par-ticiparam da fundação: Vivaldino da Silva de Souza; Elomar Feijó; José Trindade Lemes e João Dinarte. A bandeira do CTG também foi projetada e desenhada pelo Sr. Benevenuto Lopes de Camargo, onde consta a ima-gem do General Bento Gonçalves da Silva, junto com as suas lanças, fa-zendo referências às armas dos farrapos.
O idealizador que convocou a comunidade da Vila Americana para fundar o CTG foi o Seu Sócrates Carvalho de Oliveira, concretizando a i-déia e o sonho de muita gente que tinha interesse em fundar um CTG, mas não tinham a iniciativa e a garra que só um gaúcho de fato tem. Mas infe-lizmente, no momento da construção do galpão, quis o Patrão da Estância Grande, que o bravo fundador não conseguisse ver o galpão dos seus so-nhos pronto, pois parte da estrutura da construção ruiu e caiu sobre ele, que logo veio a falecer. Hoje o galpão está em pé, graças a persistência dos fundadores e colaboradores que aqui ficaram e levaram adiante a obra, não se deixando abater pelo fato trágico que assolou esta Entidade em constru-ção, bem como o Tradicionalismo local, tornando realidade o sonho deste grupo de gaúchos que lutaram e até hoje lutam para manter viva a chama da tradição e os costumes da nossa terra. Lema da Entidade: Honrar esta Bandeira em qualquer tempo e lugar.
Sócrates Carvalho de Oliveira também foi o patrão da primeira pa-tronagem e com o seu trágico falecimento assumiu o primeiro capataz, Vi-valdino Silva de Souza. A segunda patronagem foi dirigida pelo patrão Jo-ão Dinarte, que também é trovador. A terceira patronagem teve como pa-trão o Sr. João Valadão. Emílio Severo comandou a quarta patronagem. A quinta patronagem foi comandada por João Valadão (segundo mandato). Depois tivemos no comando o Sr. Florisbelo Laguna como patrão (dois mandatos), que passou as rédeas para o Sr. Vilmar Guimarães (também por dois mandatos) A atual patronagem é comandada pelo patrão Gelson (en-cerra o segundo mandato) que passará as rédeas da entidade para o novo patrão, Sr. Telmo, no dia 1º de dezembro .
O CTG Bento Gonçalves, na 1ª RT do MTG/RS, é conhecido por ser o CTG dos Trovadores, pois o próprio Sócrates era um exímio trovador e foi o idealizador do Festival Alvorada da Trova Gaúcha, que em 25 de se-tembro de 2011 realizou a sua 22ª edição, que, fez um grande festival, com 26 trovadores vindos de todos os rincões do nosso estado. Agradecemos de coração ao amigo Seu Machado, por ter nos fornecido o Histórico deste valoroso galpão. Muito Obrigado!



Valdemar Engroff
Fone 051.3443.4125 noite
Celular 051.9966.5164
valdemar@engroff.com.br
www.sitiodogauchotaura.blogspot.com
www.obolsodabombacha.blogspot.com

Nenhum comentário: