http://www.qtaltchepilchas.com.br

www.qtaltchepilchas.com.br

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Estamos trazendo na mala de garupa a coluna Tradição e Coltura, edição do dia 18/11 do Jornal A Semana, de Alvorada, Rio Grande do Sul.

TRADIÇÃO & CULTURA
Alvorada – Capital da Solidariedade


ENART! A GRANDE FINAL

Bueno! Neste final de semana, dias 18 a 20 de novembro, os olhos dos gaúchos estarão voltados para Santa Cruz do Sul, que pela 15ª vez vai sediar a grande final do Enart (26ª edição). Desejamos boa sorte a todos os tradicionalistas alvoradenses que estarão nesta final: as invernadas dos CTGs Amaranto Pereira e Bento Gonçalves da Silva (ambos na força “B”) e nas danças gaúchas de salão, pelo CTG Bento Gonçalves da Silva, torce-remos por Jorge Teixeira e Priscila Lisboa.

CTG AMANHECER NA QUERÊNCIA

Bueno! O CTG Amanhecer na Querência realizará o grande baile de aniversário, no dia 16 de novembro, quando vai comemorar seus 23 anos de fundação (fundado em 19/11/1988). O evento será animado pelo Grupo Estancieiros do Vale, de Gravataí. Contatos com o patrão Nereu pelo fone (51) 9241-1390. O CTG fica na Rua Tramandaí, 76, no Jardim Alvorada.

CTG SENTINELAS DO PAGO

Bueno! O CTG Sentinelas do Pago e a Academia de Danças Amaral te convidam para participar no dia 19 de novembro, do grande baile de formatura com jantar opcional, com churrasco no cardápio, que será a-nimado pelo Grupo Pealo Campeiro. Contato com o patrão Paulo Edson pelo fone (51) 8420-4678 ou com o Amaral pelo fone (51) 9683-1982. O CTG fica na Rua Porto Alegre, 256, no Bairro Maria Regina, na Parada 56.

O ANIVERSARIANTE CTG AMANHECER NA QUERÊNCIA

Bueno! Com o objetivo de conseguir um local adequado, no Jardim Alvorada, surgiu a idéia de fundar um CTG, lá pelos idos de 1988. Desta forma, gaúchos desgarrados de suas querências, uniram-se em torno de um ideal, que era trazer para mais perto de seus lares a cultura e as tradições gaúchas. Assim, juntaram-se campesinos, colonos e urbanos, egressos de seus pagos, para, sem pretensão nenhuma, erguerem um pequeno galpão com a finalidade de comemorarem as festividades da Semana Farroupilha. Infelizmente, este galpão foi destruído por uma tempestade. O galpão caiu, mas a idéia permaneceu em pé e com a força da união que se formou, foi possível a realização do sonho maior, qual seja, a fundação de um CTG. Era preciso escolher um nome. Foram sugeridos os nomes "Roda de Chi-marrão" e "Amanhecer na Querência", sugestão esta que foi feita pela se-nhora Leda Bueno, numa alusão a um programa de Rádio da cidade de Palmeira das Missões e também à cidade de Alvorada.
E no dia 19 de novembro de 1988, na sede da Associação dos Moradores do Jardim Alvorada(AMJA), se fundava em definitivo o CTG Amanhecer na Querência, solidificando o empenho e a dedicação deste obstinado grupo de Tradicionalistas. A sede provisória foi o rancho do pri-meiro patrão, Vilson Alexandre. E assim, em seguida foram chegando as primeiras costaneiras e esteios para a construção do galpão e com o objeti-vo de arrecadar fundos, em 18 de dezembro foi realizada, na área da AM-JA, a primeira festa campeira e o primeiro baile foi realizado no dia 8 de julho de 1989, no galpão do CTG Chilena de Prata, que foi gentilmente ce-dido e no dia 18 de setembro de 1989, o galpão foi inaugurado com um grandioso baile. Em abril de 1993, o CTG teve a sua filiação aceita no MTG/RS e em julho deste mesmo ano, sob o idealismo de Luiz Cláudio Dipp, foi realizado o "1º Festival Artístico, Cultural e Campeiro Guri", sendo o único evento na 1ª RT do MTG/RS, voltado exclusivamente às ca-tegorias Mirim e juvenil, que, hoje, junto com o "Amanhecer Artístico e Cultural Adulto e Chirú", é sem sombra de dúvida um dos maiores eventos artísticos e culturais de Alvorada e um dos maiores da 1ª Região Tradicio-nalista, que, neste ano, realizará a 19ª edição, mais precisamente nos dias 17 a 19 de novembro.
Com seus quase vinte e três anos de existência, o CTG ostenta uma e faixa em seu interior que faz jus aos seus dizeres: "Em primeiro Lu-gar a Cultura".. Em relação às conquistas artísticas e culturais, o CTG Amanhecer na Querência, conquistou centenas de troféus que estão expos-tos no interior do galpão. Em 1999 foram mais de 150 troféus nos Rodeios Artísticos que tem participado.
Além de Vilson dos Santos Alexandre, que foi o primeiro pa-trão, comandaram os destinos do galpão: José Ezir da Rosa; Paulo Roberto Pereira; Édson Hipólito; Nei Saraiva Menna; Júlio Tadeu da Fonseca, José Ezir da Rosa; Pedro Laci...., só para citar as primeiras gestões. Atualmente as rédeas do CTG estão nas mãos do Patrão Nereu, que estás em seu se-gundo mandato. Obs.: o texto acima teve a colaboração de: Édson Hi-pólito, que além de ser ex-patrão, é um grande colaborador o CTG Ama-nhecer na Querência e do Tradicionalismo de Alvorada.


Valdemar Engroff
Fone 051.3443.4125 noite
Celular 051.9966.5164
valdemar@engroff.com.br
www.sitiodogauchotaura.blogspot.com
www.obolsodabombacha.blogspot.com

Nenhum comentário: