http://www.qtaltchepilchas.com.br

www.qtaltchepilchas.com.br

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Estamos trazendo na mala de garupa a coluna Tradição e Cultura, que estará nas páginas do Jornal A Semana de Alvorada no dia 11/11/11.

TRADIÇÃO & CULTURA
Alvorada – Capital da Solidariedade


CTG AMANHECER NA QUERÊNCIA

Bueno! O CTG Amanhecer na Querência continua em festa, pois no último final de semana realizou a 19ª edição do Rodeio Artístico e Cultural Guri, que foi “um estouro (sucesso). Mas as festividades continuam, pois no dia 19 de novembro, realizará o grande baile de aniversário, quando vai comemorar seus 23 anos de fundação (fundado em 19/11/1988). O evento será animado pelo Grupo Estancieiros do Vale, de Gravataí. Contatos com o patrão Nereu pelo fone (51) 9241-1390. O CTG fica na Rua Tramandaí, 76, no Jardim Alvorada.

A MAIORIDADE DO CTG AMARANTO PEREIRA

Bueno! A comunidade do Jardim Algarve, em Alvorada, teve a opor-tunidade de ver o nascimento do seu CTG em 1993. Durante o mês de ou-tubro, Alfredo de Mello de Susell, Flávio Piassini e Volmar Berner, lidera-ram um movimento no bairro, com um abaixo assinado, onde foram conse-guidas 516 assinaturas, com vistas a criação e fundação de um CTG. A primeira reunião aconteceu no dia 4 de novembro de 1993, às 20h30min, na Rua 24 (atual Rua Hermínio Rodrigues Machado), 389. Nesta mesma reunião foi aprovado o estatuto e a formação da primeira patronagem, as-sim constituída: Patrão – Alfredo de Mello Susell; 1º Capataz – Fernando Ramalho Forni; 2º Capataz – Osmar de Moraes Charão; Sota-Capataz – Heraclis José Almeida Barreto; Agregada das Guaiacas – Vera Ramalho Forni; Diretor de Patrimônio – Hermínio Rodrigues Machado.
Nestes 18 anos de vida da entidade, poderemos citar em poucas pala-vras, fatos e feitos que merecem registro:
1 – A conquista da área de terras foi conseguida pela primeira patronagem, capitaneada por Alfredo de Melo Susel (que ficou no comando por dois mandatos).
2 – A filiação junto ao MTG, construção e inauguração do galpão de even-tos, foram conquistas tendo no comando o patrão Osmar de Moraes Cha-rão. Foi nesta gestão que o CTG começou a participar dos Encontros Regi-onais e dos Congressos Tradicionalistas.
3 – Investimentos em projetos culturais foram conquistados pela patrona-gem capitaneada pelo patrão José Dornelles, pois foi em sua gestão que o CTG conseguiu importante troféu de cunho regional – a Comenda da Tra-dição.
4 – Foi na gestão do Patrão Dilson Melo, em 2007, que o CTG conquistou, com Suyan Medeiros, o primeiro lugar como Prenda Juvenil Regional da 1ª RT e com o peão Diey como Peão Destaque Regional.
5 – Em duas gestões do patrão Giovani Lemann, destacamos: Gabrielli da Silva Pio foi a primeira Prenda Regional em 2008. Em 2009 Gabrieli foi a primeira Prenda Estadual, faixa conquistada em Júlio de Castilhos. Em 2010, Giovani, também como Sucoordenador, organizou junto com a 1ª RT, MTG, poder público e tradicionalismo locais, o Concurso Estadual de Prendas. Também em 2009, o CTG, participou pela primeira vez da etapa regional do Enart. Em 2010, o CTG foi pras finais do Enart em Santa Cruz do Sul disputando a Força B. Também em sua gestão foi ampliado o galpão de eventos, fazendo com seja o maior galpão de CTG do município.
6 – Na gestão do Patrão Lula, o CTG continua investindo em cultura. Foi na sua gestão que o CTG participou do Enart, ficando, na fase regional des-te ano em primeiro lugar na força B. Na fase inter-regional, obteve classifi-cação e está com os dois pés em Santa Cruz do Sul, na finalíssima do Enart, que será nos dias 18 a 20 de novembro próximos. Também em sua gestão, organizou, junto com a 1ª RT, mês passado, o 19º FESTIRIM e 14º FES-TICAMP, evento a partir desta edição, de nível estadual.
E para comemorar os 18 anos de fundação e 15 anos de inauguração do galpão do Eventos, dia 5 de novembro, foi realizado o grande baile de aniversário, que teve no palco para animar a gauchada, o Grupo Marca de Campo.

CTG SENTINELAS DO PAGO

Bueno! O CTG Sentinelas do Pago e a Academia de Danças Amaral te convidam para participar no dia 19 de novembro, do grande baile de formatura com jantar opcional, com churrasco no cardápio, que será ani-mado pelo Grupo Pealo Campeiro. Contato com o patrão Paulo Edson pelo fone (51) 8420-4678 ou com o Amaral pelo fone (51) 9683-1982. O CTG fica na Rua Porto Alegre, 256, no Bairro Maria Regina, na Parada 56.


Valdemar Engroff
Fone 051.3443.4125 noite
Celular 051.9966.5164
valdemar@engroff.com.br
www.sitiodogauchotaura.blogspot.com
www.obolsodabombacha.blogspot.com

Nenhum comentário: