http://www.qtaltchepilchas.com.br

www.qtaltchepilchas.com.br

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

A querência de bota e bombacha em seu piquete - Fonte: Jornal Correio do Povo

Parque se prepara para celebrar os usos e costumes gaúchos. Grupo Record RS realizará eventos culturais

Uma centelha do fogo simbólico da Pátria, a ser extinto às 17h do dia 7 de Setembro no Monumento do Expedicionário na Redenção, será levada por um grupo de gaúchos até o Parque da Harmonia. Lá, às 17h30min, a centelha da Pátria se fundirá com a Crioula, vinda de Taquara. Este é o roteiro da cerimônia do acendimento da Chama Crioula, que abre oficialmente o Acampamento Farroupilha 2011 em Porto Alegre. Até 20 de Setembro, feriado da Revolução Farroupilha, os 371 piquetes e os milhares de visitantes poderão desfrutar de shows, bailes, tertúlias e das cirandas escolares. Na Fazendinha, haverá gineteadas e tiros de laço.

Este ano, o patrono da Semana Farroupilha (realizada entre os dias 13 e 20) é o escritor, poeta e professor Alcy Cheuiche. Conforme o presidente do Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore (IGTF), Rodi Borghetti, a temática "Nossas Raízes", escolhida para o evento, é abrangente. "Passa por toda a formação ética do povo gaúcho", destacou.

Vários piquetes, com seus galpões, desenvolverão ações culturais para proporcionar ao visitante palestras, oficinas, memoriais e exposições fotográficas com o foco de divulgar e preservar a tradição gaúcha. "Ao final dos festejos, a comissão organizadora do acampamento vai premiar os melhores projetos", disse o coordenador dos Projetos Culturais do evento, Ricardo Saraiva.

O piquete do Correio do Povo/Grupo Record RS, manterá, como já é tradição, uma programação voltada ao público infantil, com apoio dos seus parceiros Lojas Colombo e Targifor C. A maior parte dos galpões do Harmonia já está pronta, e muitos pontos comerciais da praça de alimentação estão em funcionamento. O prazo final para conclusão dos piquetes e galpões é nesta segunda-feira. Equipes da Secretaria Municipal de Obras e Viação (Smov) patrolaram o centro e as ruas principais do parque e colocaram brita no caminho. Já os trabalhadores do Departamento de Esgotos Pluviais (DEP) contam com a ajuda de "São Pedro" para que a chuva cesse e a obra de drenagem fluvial do parque possa ser concluída. Porém, o secretário adjunto da Cultura e coordenador de Nativismo da prefeitura, Vinicius Brum, admite que o problema não será eliminado: "É natural que com as chuvas tenhamos barro e poças de água. Estamos num parque natural que recebe esse tipo de instalação apenas em setembro".

A Comissão Municipal dos Festejos Farroupilhas diz que a circulação de animais no acampamento será restringida por questões de segurança dos cerca de 1 milhão de pessoas. Os animais só poderão circular na Fazendinha. Borghetti afirmou que a decisão não desrespeita a ligação simbólica entre o gaúcho e o cavalo. "A tradição está mantida. Os cavaleiros vão em seus animais pegar a centelha da Chama Crioula", afirma.

Fonte: Jornal Correio do Povo

Nenhum comentário: