http://www.qtaltchepilchas.com.br

www.qtaltchepilchas.com.br

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Bueno! Estamos trazendo na mala de garupa a coluna Tradição e Cultura, que está nas páginas do Jornal A Semana, edição de hoje.

TRADIÇÃO & CULTURA
Alvorada – Capital da Solidariedade

MAIS UM FESTIVAL DE TROVAS COM SUCESSO

Bueno! Foi a 22ª vez que o Festival Alvorada da Trova Gaúcha foi –realizado na nossa cidade, mais precisamente, como sempre aconteceu, or-ganizado pelo CTG Bento Gonçalves da Silva, que se autodenomina com muito orgulho, de ser o “CTG dos trovadores”, pois o seu primeiro patrão, que ajudou a construir o galpão era um trovador nato, assim como o ex pa-trão e apresentador do evento, João Dinarte.
O evento aconteceu, como sempre acontece, no último domingo de setembro – dia 25, com a presença de 26 apreciadores da arte do verso im-provisado. No final do dia tivemos a proclamação dos resultados, como se-gue:

Campeão dos Campeões – Volnei Correa

Trova Campeira:
1º - Volnei Correa
2º - José Estivalet
3º - Adão Bernardes
4º - Hidalgo Rodrigues

Trova do Martelo:
1º - Nelson Ramos
2º - Ailton Flores
3º - Ventania
4º - Valdir Santos

Trova Estilo Gildo de Freitas:
1º - Valderlei Rosa
2º - Leôncio Amaral
3º - Vitor Hugo
4º - Anderson Brum

Trova dos Tordilhos:
1º - Meia Noite
2º - Arli Alves
3º - Élio Baum
Para quem não sabe, os duelos, os puaços, os confrontes, são realiza-dos por intermédio de sorteio e numa das semifinais, deu mãe e filho. O de-senrolar da apresentação foi uma declaração de amor, tanto de mãe para fi-lho, bem como de filho para mãe. Nos referimos à Roseli Rodrigues (a mãe) e Hidalgo Rodrigues (o filho), este com apenas 16 anos de idade, que, além de ser trovador, toca uma cordiona bem ao estilo gaúcho, tanto para apresentação dos trovadores, bem como para marcas do cancioneiro gaú-cho.
Além disso tivemos um duelo entre um veterano, o Vitor Hugo e um guri, de apenas treze anos, de nome artístico Pintado. Não podemos permi-tir a morte da trova. Pintado é um que dará continuidade na arte do verso improvisado.
Foram jurados os trovadores Milton Pinheiro, Tetê Carvalho e Flávio Costa. Nas planilhas tivemos Vilma F. Greff. Na gaita o Santo Batista e como apresentador oficial do evento João Dinarte, com o costado de Jorge Silva.

CHASQUES DA SUBCOORDENADORIA

Bueno! Tomando um mate e trocando um dedo de prosa com o Sub-coordenador do tradicionalismo de Alvorada, Giovani Lemmann, ele me repassou os seguintes chasques:
1 – Festejos Farroupilhas – desde meados de junho, quando começaram as reuniões entre o tradicionalismo (Subcoordenadoria, CTGs, Piquetes, Campeiros) e o poder público, em especial a Secretaria Municipal da Cul-tura; busca e chegada da Chama Crioula; festejos e acampamento na Praça Central e Rondas Crioulas nos galpões dos nossos CTGs, culminaram no dia 24, com a realização do grande fandango oficial no galpão do CTG Bento Gonçalves da Silva, fechando os festejos com chave de ouro.
2 – Charla mensal – vai acontecer nesta segunda-feira, dia 3 de outubro, no galpão do CTG Amanhecer na Querência. Na pauta principal, a avalia-ção, em todos os seus aspectos, da Semana Farroupilha e o Festirim.
3 – Festirim – mais um grande evento regional e agora de nível estadual será realizado em Alvorada, mais precisamente no galpão do CTG Amaran-to Pereira, dias 15 e 16 de outubro. Esta é a 19ª edição (e a 14ª edição do Festicamp) e o evento será realizado em nossa cidade pela primeira vez. De antemão informamos que as inscrições irão até o dia 10 de outubro. Faça-as pelo chasque eletrônico inscricoes@1rtrs.com.br. Mais informações no galpão virtual www.1rtrs.com.br.


Valdemar Engroff
Fone 051.3443.4125 noite
Celular 051.9966.5164
valdemar@engroff.com.br
www.sitiodogauchotaura.blogspot.com
www.obolsodabombacha.blogspot.com

Nenhum comentário: