http://www.qtaltchepilchas.com.br

www.qtaltchepilchas.com.br

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Estamos trazendo na mala de garupa a coluna Tradição e Cultura, que estará nas páginas do Jornal A Semana de Alvorada, edição de hoje.

TRADIÇÃO & CULTURA
Alvorada – Capital da Solidariedade

OS FESTEJOS FAROUPILHAS CONTINUAM

Bueno! Depois de passar por diversos CTGs, que realizaram as suas rondas crioulas, esbanjando cultura no tablado e no palco, os festejos conti-nuam nos galpões dos nossos CTGs, a saber:
- Dia 16 (hoje) – o CTG Raça Gaúcha vai realizar a Ronda Crioula no Sa-lão Paroquial da Igreja da Vila Salomé e vai recepcionar o CTG Senti-nelas do Pago, CTG Bento Gonçalves da Silva e CTG Amanhecer na Querência.
- Dia 17 – a Ronda Crioula vai acontecer no galpão do CTG Bento Gon-çalves da Silva tendo como convidados o CTG Raça Gaúcha, o CTG Tradição e o CPF O Tempo e o Vento.
- Dia 18 – O CTG Campeiros do Sul vai realizar a Ronda Crioula junto com o CTG Chilena de Prata, CTG Amaranto Pereira, CTG Sentinelas do Pago e DTG Aconchego da Tradição
A Chama Crioula será levado pelo piquete de cavalarianos, saindo da
Entidade que realizou a Ronda na noite anterior, devendo chegar no CTG que vai realizar a Ronda no dia, entre as 20h30 e 21h.

PROGRAMAÇÃO NA PRAÇA CENTRAL

Bueno! A partir da chegada da Chama Crioula, no dia 7 de setembro, o tradicionalismo, com seus galpões, bolichos, música do Rio Grande, to-mou conta da Praça Central. E vasta programação acontece por lá desde en-tão. Neste sábado, a partir das 16h, espetáculos gauchescos com Paulo de Juli e Grupo Campeiros do Sul. Dia 18, será a vez de se apresentar o Grupo Alvorada Gaúcha, Os Xucros, Grupo Oh de Casa, tendo na apresentação Vilmar Romera, com a gravação do programa Fogo de Chão. Dia 19, às 19h. apresentação do Coral Municipal e logo após, grande espetáculo gau-chesco com César Oliveira e Rogério Melo e no dia 20 de setembro, à 18h30min, espetáculo gauchesco com Pedro Ernesto Denardim e Grupo Show dos Esportes, seguido com o compasso do Grupo Marca de Campo.

DESFILE TEMÁTICO E FANDANGO OFICIAL

Bueno! O desfile temático vai acontecer na parte da tarde do dia 20 de setembro – data magna farroupilha. Alertamos que, o desfile sai com qualquer tempo e será levado para a avenida o tema do ano: Nossas Raízes. Cada CTG vai abordar um item do tema proposto. O Fandango oficial será realizado no dia 24 de setembro, no galpão do CTG Bento Gonçalves da Silva e será animado pelo Grupo Oh de Casa.

11ª TERTÚLIA DA ACIAL

Bueno! O evento surgiu timidamente há onze anos, primeiramente após o 20 de setembro, para não interferir na programação dos CTGs e de-pois, na programação da Praça Central. Mas anos depois, foi inserido na programação oficial dos festejos farroupilhas locais, mas manteve a data pós 20 de setembro. Este ano será dia 22, na sede social da Acial, que fica na Rua Piauí, 429, próximo ao Hospital da cidade. Compareça e prestigie a marca dos talentos locais de trova, canto, poesia, gaita, violão, chula, etc...


22ª ALVORADA DA TROVA GAÚCHA

Bueno! Como já acontece há 22 anos, sempre no último domingo de setembro, o CTG Bento Gonçalves da Silva abre as cancelas pra recepcio-nar os travadores do Rio Grande. E neste ano, o festival Alvorada da Trova Gaúcha será realizado no dia 25 de setembro, a partir das 9h. Teremos as seguintes modalidades: trova campeira, trova do martelo, trova estilo Gildo de Freitas e trova dos tordilhos. Teremos, para os quatro primeiros lugares, troféus e valores em dinheiro, em todas as modalidades, exceto na modali-dade trova dos tordilhos, onde teremos troféus e valores em dinheiro para os três melhores. Além disso, será oferecido o troféu e valor em dinheiro para o Campeão dos Campeões.
A apresentação do festival será feita pelo trovador alvoradense João Dinarte. Ao meo-dia, almoço a R$ 12,00 com churrasco no cardápio. In-formações a respeito do festival, com João Dinarte pelo fone (51) 9706-9868. Demais informações pelo fone (51) 9962-6266 (patrão Gelson) ou (51) 9151-5361 ou (51) 3442-4534 (com Eva). O CTG fica na Rua Via-mão, 1249, no Jardim Esplanada.

O ANIVERSÁRIO DA MINHA QUERÊNCIA

Pois bueno! Moro nesta cidade desde 1990. Vim de mala e cuia, com uma mão na frente, outra atrás, esposa e uma filha pequena. Vim e gostei e hoje, me dedico à cidade, como muitos cidadãos da nossa Capital da Soli-dariedade.
Neste sábado, a cidade está de aniversário. E daqui da coluna, em nome do tradicionalismo local, damos os Parabéns para Alvorada, a cidade que acolhe todos que pra cá se aprochegam, sendo querência para a maioria da sua população, pois esta maioria é de um município do interior do Esta-do ou de outros Estados (de algum pago distante...).

Valdemar Engroff
Fone 051.3443.4125 noite
Celular 051.9966.5164
valdemar@engroff.com.br
www.sitiodogauchotaura.blogspot.com
www.obolsodabombacha.blogspot.com

Nenhum comentário: