http://www.qtaltchepilchas.com.br

www.qtaltchepilchas.com.br

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Bueno! Estamos chegando a galope, trazendo na mala de garupa a coluna Tradição e Cultura, que estará nas páginas do Jornal A Semana de Alvorada na edi

Bueno! Estamos chegando a galope, trazendo na mala de garupa a coluna Tradição e Cultura, que estará nas páginas do Jornal A Semana de Alvorada na edição desta sexta-feira, dia 7 de janeiro de 2011


TRADIÇÃO & CULTURA
Alvorada – Capital da Solidariedade



CONGRESSO INICIA NESTA SEXTA-FEIRA

Bueno! Como acontece há anos no segundo final de semana de janeiro, dias 7 a 9, os tradicionalistas das trinta regiões tradicionalistas farão o seu encontro anual para discutir os rumos do Movimento. Será o 58º Congresso Tradicionalista gaúcho, que será realizado no Centro de Eventos, na Av. Padre Theobald, 1700, no bairro Juriti, em Nova Petrópolis.
O evento iniciará no dia 7 às 9h com o credenciamento e com a chegada da Chama Crioula que prevista para as 10h. A mesma será trazida a casco de cavalo da capital farroupilha Canguçu, que em 2010 sediou este evento. Serão discutidos diversos temas em suas plenárias e os pontos culminantes são: a eleição para novo presidente da nossa Federação; escolha do local do acendimento da Chama Crioula, a cidade gaúcha que vai sediar o 59º congresso em 2012 e a formatura do CFOR Avançado. Paralelo ao congresso, acontecerá a 1ª Conferência Municipal de Cultura, a partir das 13h30min do dia 8 (sábado), até às 18h.
Lembramos que é importante a participação das entidades tradicionalistas da cidade. E para votar o CTG precisa estar em dia com a anuidade 2011 e anteriores. Informações a respeito do evento pelo fone 051.3223.5194 (MTG).

CHASQUE DO MTG A RESPEITO DO CONGRESSO

O Movimento Tradicionalista Gaúcho elege, no próximo final de semana, o seu novo Conselho Diretor para a gestão 2011, durante o 58º Congresso Tradicionalista, em Nova Petrópolis. Os congressistas poderão escolher entre duas chapas: “União pela Tradição”, que traz o nome do conselheiro Flávio Belmonte para presidente e “Sempre MTG”, indicando o também conselheiro Erival Bertolini para a presidência.
O início das atividades é previsto para a manhã de sexta-feira, às 10h, com a chegada da Chama Crioula ao CTG Pousada da Serra. A sessão de instalação acontecerá às 17h e os trabalhos irão seguir até à noite de sábado, quando será realizada a Assembleia Geral Eletiva. O Congresso Tradicionalista possui, entre outras finalidades, a de traçar diretrizes e rumos para o Movimento, no Rio Grande do Sul.
Paralelamente ao evento, ocorrerá também I Conferência Municipal de Cultura de Nova Petrópolis e a formatura dos alunos do Curso de Formação Avançado (CFOR) do MTG. O nome do ex-presidente Onésimo Carneiro Duarte, falecido em agosto do ano passado, é sugerido como Patrono Espiritual do evento. Também serão entregues títulos de Conselheiros Honorários do MTG ao deputado Giovani Cherini e à Maria Helena Gonzales. Fonte! Chasque publicado no sítio do MTG - http://www.clicrbs.com.br/mtg, no dia 3 de janeiro de 2010, por Felipe Basso.

CTG AMARANTO PEREIRA

Bueno! É neste sábado, dia 8 de janeiro, no galpão do CTG Amaranto Pereira, que vai acontecer um grande jantar galponeiro, promovido pela invernada mirim. No cardápio coxa e sobre-coxa, além de arroz e saladas.
Se o vivente ficar pela cidade, não vai encarar a tranqueira que é ir pro litoral, e quiser tomar uns mates, conversar com os amigos, compareça no galpão do Amaranto, que fica na Rua Celso Lemes da Silva, 520, no Jardim Algarve. Informações com a coordenadora da invernada Helena pelo fone de arreio 9826.3347.

O RESGATE HISTÓRICO

Bueno! Vejam o baita exemplo do uso correto deste cavalo encilhado (a internet), na nossa tradição: o CTG Chilena de Prata (fundado em 1º de março de 1985), na pessoa do seu patrão Sérgio Spier, que recentemente criou o sítio do CTG – www.chilenadepratactg.blogspot.com, está resgatando documentos (datilografados) e postando-os para todo mundo ver. Lá tu encontras: o registro civil e sócios fundadores do CTG e sua primeira patronagem (documento registrado em cartório); o decreto municipal de concessão da área do CTG; além de retratos (já amarelados) que contam a história de homens e mulheres que faziam parte das invernadas mirim e juvenil em décadas passadas.
Pois é vivente! E tem gente que não acredita na tal de internet. Mas, sabemos que ela é poderosa. E devemos usá-la também na tradição. E se o teu CTG ainda não está no mundo virtual, comece agora e construa o seu galpão. Uma das opões é: www.blogger.com.



Valdemar Engroff
Telefone de casa: 051.3443.4125 – à noite; Celular: 051.9966.5164 valdemar@engroff.com.br
gaucho.valdemar@pop.com.br
ogaucho.taura@hotmail.com - MSN

Nenhum comentário: