http://www.qtaltchepilchas.com.br

www.qtaltchepilchas.com.br

quinta-feira, 28 de abril de 2011

TRADIÇÃO & CULTURA - Bueno! Estamos chegando, trazendo na mala de garupa a coluna Tradição e Cultura, que estará nas páginas do Jornal A Semana...

Bueno! Estamos chegando, trazendo na mala de garupa a coluna Tradição e Cultura, que estará nas páginas do Jornal A Semana, edição do dia 29 de abril de 2011.


TRADIÇÃO & CULTURA
Alvorada – Capital da Solidariedade


A VOLTA TRIUNFAL DO GRITOS DO QUERO-QUERO

Bueno! “Sou grito do quero-quero / No alto de uma coxilha / Sou he-rança das batalhas / Da epopeia farroupilha..”. Foi com estes versos de Iedo Silva, que no último sábado, nos estúdios da ZYU 395 – Rádio Acácia FM 87.9, com o costado do diretor Flávio Alves, se reencontraram à frente dos microfones Ary Fialho e Valdemar Engroff, para comandar novamente o programa Gritos do Quero-Quero, um dos programas de maior audiência desde o seu surgimento na emissora, quando era de responsabilidade dos CTGs Amaranto Pereira e Chilena de Prata. Como naquela época, o pro-grama vai primar pela tradição gaúcha, na divulgação dos chasques, na mú-sica, nas entrevistas e nos programas especiais. O programa vai animar a gauchada das 8 às 10h todos os sábados.
A rádio foi fundada no dia 19 de abril de 1998. A outorga foi conce-dida pelo Ministério das Comunicações em março de 2010. Seus diretores são: Adélia Maria Milani (diretora geral); Paulinho de Oliveira (diretor administrativo) e Flávio Roberto C. Alves (diretor operacional). Os estú-dios estão localizados na Rua 12, nº 7, no Jardim Algarve e em breve a e-missora estará conectada na internet, junto com a Tchê TV.

MORREU A ALEGRIA DE BOMBACHAS

Bueno! Foi com este título que Tânia Goulart iniciou o seu chasque a respeito da morte de Rui Biriva, no sítio ABC do Gaúcho, no Diário de Ca-noas. Biriva morreu no dia 25 de abril, às 22h45min, no Hospital de clíni-cas em Porto Alegre.
Rui Biriva nasceu em Horizontina como Rui da Silva Leonhardt. Fi-lho de Adalíbio e Malvina, pequenos agricultores. Rui era o caçula de ou-tros três irmãos. Aos 12 anos já participava dos festivais estudantis de mú-sica. Aos 14 anos conquistou seu primeiro prêmio, o 3° Festival Estudantil da Canção (FEC), da cidade de Três de Maio, interpretando a música "Go-od Bye My Love Good Bye", de Demmis Roussus. Foi lá que entrou para seu primeiro grupo musical, o Magia Som, conjunto de covers que interpre-tava músicas de nomes como: Led Zeppelin, Yes, Deed Purple, Elton Jonh e Rod Stewart. Apresentavam-se, principalmente na região de Santa Rosa. O sucesso e o apelido Biriva, vieram na década de 80. Em 1981 foi convi-dado pelo prefeito de Horizontina, Irineu Colato, seu professor na escola, para virar seu assessor em Brasília, depois que este se elegeu deputado fe-deral. Logo depois, porém, o músico desistiu de trabalhar na capital federal, e pediu para ser transferido para Porto Alegre. Na Assembleia Legislativa, foi convidado a interpretar a música Birivas, na 4ª Seara da Canção, em Ca-razinho, em 1984. Aliada à interpretação do cantor, a composição vence a linha Galponeira do festival, e Biriva leva o prêmio de melhor intérprete do evento e o novo batismo, com seu nome associado à canção. Também rea-lizou o sonho de trabalhar em televisão e era cônsul itinerante do seu time do coração: o Grêmio de Porto Alegre.

2º FESTINIL – FESTIVAL JUVENIL

Bueno! A coordenadoria da 1ª Região Tradicionalista do RS, junta-mente com a Patronagem do CTG Aldeia dos Anjos, em parceria com a Prefeitura de Gravataí, boleiam a perna e convidam todas as Entidades Tradicionalistas coirmãs, para participarem do 2ª FESTINIL – Festival Ju-venil, nos dias 30 de abril e 1ª de maio do corrente ano, nos galpões do CTG Aldeia dos Anjos, com a seguinte programação:
Dia 30 de abril – sábado: 10h - Dança de Salão; 10h - Intérprete Vocal (F/M); 10h - Declamação (F/M); 15h - Dança de Par.
Dia 01/05/2011 – Domingo: 10h - Chula; 13h - Abertura Oficial; 14h - Danças Tradicionais; 18h - Entrega de Troféus/Encerramento.
O CTG Aldeia dos Anjos fica na Rua Adolfo Inácio Barcelos, 1553, em Gravataí, na 1ª Região Tradicionalista do RS.

CHASQUES DA SUBCOORDENADORIA

Bueno! Dia 2 de maio vai acontecerá charla mensal da Subcoordena-doria de Alvorada, no CTG Campeiros do Sul. E no dia 3 de maio, na ter-ça-feira, também acontecerá no mesmo local, o evento promovido pela câ-mara municipal, o Destaque Tradicionalista, como homenagens a diversos tradicionalistas locais. Informações com o Subcoordenador Giovane pelo fone 051.9149.4977. O CTG fica na Av. Maringá, 720, em Alvorada, na 1ª Região Tradicionalista do RS

CTG AMANHECER NA QUERÊNCIA

Bueno! O CTG Amanhecer na Querência te convida para o tradicio-nal jantar-baile das chinocas, no dia 7 de maio. A novidade é que “mãe a-companhada não paga ingresso e nem janta e ainda vai participar do sorteio de um forno elétrico e muitos outros brindes”. No cardápio meio galeto e acompanhamentos. A animação será com o Grupo Moda Antiga, de Sapu-caia do Sul. Informações com o patrão Nereu pelo fone 051.9241.1390. O CTG fica na Rua Tramandaí, 76, no Jardim Alvorada, em Alvorada, na 1ª Região Tradicionalista do RS.




Valdemar Engroff
Fone 051.3443.4125 noite
Celular 051.9966.5164
valdemar@engroff.com.br
www.sitiodogauchotaura.blogspot.com
www.obolsodabombacha.blogspot.com

Nenhum comentário: