http://www.qtaltchepilchas.com.br

www.qtaltchepilchas.com.br

terça-feira, 19 de abril de 2011

Bueno! Estamos trazendo na mala de garupa a coluna Tradição e Cultura do Jornal A Semana, que estará nas páginas da edição do dia 22 de abril.

Bueno! Estamos trazendo na mala de garupa a coluna Tradição e Cultura do Jornal A Semana, que estará nas páginas da edição do dia 22 de abril.


TRADIÇÃO & CULTURA
Alvorada – Capital da Solidariedade


PEÃO FARROUPILHA – 11ª RT É BICAMPEÃ

Em 2005 a 11ª Região Tradicionalista inovou os concursos regionais. Tornou obrigatória a participação das entidades filiadas com a finalidade de motivar os participantes e fazer as entidades conhecerem o concurso regio-nal e a importância que os resultados deste trazem para a cultura interna do CTG.
Foi assim, que o Coordenador Cristiano Policena, montou uma base de preparação, como os clubes de futebol fazem com as categorias de base, para seus peões e suas prendas. Foi um trabalho de longo prazo, segundo ele, que encontrou muita resistência no início, mas que foi compreendido e trouxe ótimos resultados, entre eles, dois títulos consecutivos de Peão Far-roupilha do Rio Grande do Sul, o terceiro na história dos concursos.
Visão igual teve a 22ª Região Tradicionalista, que organizou os con-cursos internos integrados na região, ou seja, cada CTG fazia seu concurso, mas passaram a fazer no mesmo dia e lugar, com a mesma comissão avali-adora, com a mesma prova escrita a nível estadual, que davam a base para os futuros concorrentes na região e no estado.
Mas com essa administração diferente, com essa forma diferente de fazer a cultura, a 11ª Região conquistou pela segunda vez consecutiva o tí-tulo máximo do campeirismo, da arte e da cultura jovem do nosso estado. Em 2010 foi o Eduardo Corbelini, de Monte Belo do Sul, sede do concurso deste ano. E agora, da cidade de Garibaldi vem o peão Douglas Uilliam de Quadros da Silva, 18 anos, natural de Bento Gonçalves, mas criado em Ga-ribaldi, acadêmico de Arquitetura e Urbanismo, pela UNISINOS. Chasque publicado no Portal do MTG – www.portalmtg.com.br.

21ª RT CONQUISTA TÍTULO ESTADUAL

Nos dias 14, 15 e 16 desse mês, aconteceu na cidade de Monte Belo do Sul a 23ª Edição do Entrevero Cultural de Peões, fase Estadual.
A 21ª Região Tradicionalista esteve representada pelo Guri Lucas Rosa, do CTG Lila Alves, de Pinheiro Machado, que conquistou o título de Guri Destaque Campeiro do Rio Grande do Sul, título que trouxe muito or-gulho para todas as entidades das nove cidades que compõem a 21ª RT.
O Concurso é constituído pelo relatório de vivência Tradicionalista, provas campeiras, prova cultural (geografia e história do Rio Grande do Sul, história do Brasil, Tradição, Tradicionalismo e Folclore) e provas artís-ticas (danças de salão e tradicional; declamação; cantar, tocar ou compor). Chasque de Milane Soares da Fonseca - Diretora do departamento Cultural da 21ª Região Tradicionalista, publicado no sítio Prosa Galponeira – www.prosagalponeira.blogspot.com.

2º FESTINIL – FESTIVAL JUVENIL

Bueno! A coordenadoria da 1ª Região Tradicionalista do RS, junta-mente com a Patronagem do CTG Aldeia dos Anjos, em parceria com a Prefeitura de Gravataí, boleiam a perna e convidam todas as Entidades Tradicionalistas coirmãs, para participarem do 2ª FESTINIL – Festival Ju-venil, nos dias 30 de abril e 1ª de maio do corrente ano, nos galpões do CTG Aldeia dos Anjos, com a seguinte programação:
Dia 30 de abril – sábado:
10h - Dança de Salão - Galpão A;
10h - Intérprete Vocal (F/M) - Galpão B;
10h - Declamação (F/M) - Galpão C;
15h - Dança de Par - Galpão A
Dia 01/05/2011 – Domingo:
10h - Chula - Galpão A;
13h - Abertura Oficial;
14h - Danças Tradicionais - Galpão B;
18h - Entrega de Troféus/Encerramento
Atenção! As inscrições estarão abertas somente até o dia 24 de abril; será exigido o cartão tradicionalista; o sorteio será no dia 26 de abril às 20h no galpão do CTG Aldeia dos Anjos, que fica na Rua Adolfo Inácio Barce-los, 1553, em Gravataí/RS. Contatos: Secretaria CTG - Srª Daise Palharino – fone (51) 3488-3095 - daise.palharmino@hotmail.com; Acampamento - André C. de Souza - Cel. (51) 9301-9819; Artística (1ª RT) - Carlos Farias (Cuca) - Cel. (51) 9992-0707; Carlos Gomes - Cel. (51) 97176623; Cultu-ral (1ª RT) - Neusa Secchi - Cel. (51) 9308-2591.
Este é um evento oficial que é realizado pela 1ª RT e CTG Aldeia dos Anjos e demais entidades tradicionalistas que compõem a 1ª RT, com apoio da Prefeitura Municipal de Gravataí.





Valdemar Engroff
Fone 051.3443.4125 noite
Celular 051.9966.5164
valdemar@engroff.com.br
www.sitiodogauchotaura.blogspot.com
www.obolsodabombacha.blogspot.com

Nenhum comentário: