http://www.qtaltchepilchas.com.br

www.qtaltchepilchas.com.br

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

TRADIÇÃO & CULTURA - Alvorada - Capital da Solidariedade

TRADIÇÃO & CULTURA
Alvorada – Capital da Solidariedade


O DESFILE FARROUPILHA

Bueno! O desfile farroupilha, realizado dia 20, foi aberto pelos cavaleiros que foram buscar a Chama Crioula em Itaqui e os que participaram da cavalgada a partir da Ilha da Fanfa. A Chama foi conduzida até o palanque pelo Patrão do CTG Bento Gonçalves da Silva, Sr. Gelson, que integrou o piquete que trouxe esta centelha de Itaqui. O diretor da Campeira Vladimir Kuse pediu permissão ao prefeito municipal Carlos Brum, para dar início ao desfile, que iniciou com a Banda Marcial da Escola Salgado Filho, seguido pelo Pelotão de Operações Especiais (POE) do 24º BPM e pela Banda Marcial da Escola Salvador Jesus Cristo.
A Brigada Militar apresentou os seus projetos: Proerd e PM Mirim, compostos por crianças carentes da comunidade, seguido pelo DTG Aconchego da Tradição, da Escola Érico Veríssimo e o Grupo de Danças Folclóricas Unidos pela Tradição, da Escola Guerreiro Lima, de Viamão.
As entidades tradicionalistas locais desfilaram dentro do tema proposto pelo MTG: “Farroupilhas – ideais, cidadania, revolução” e foi aberto pelo CTG Campeiros do Sul, seguido pelos CTGs Chilena de Prata, Sentinelas do Pago, Amanhecer na Querência, CPF O Tempo e o vento, CTGs Bento Gonçalves da Silva, Amaranto Pereira, Tradição e DTG Força e Raça.

DESFILE DA CAVALARIA

Bueno! A seguir, começou o desfile das entidades cujo “tema central” é o cavalo, sendo aberto pelo PTG Parceiros da Tradição, seguido pelo PTG Descanso do Pingo, CTN Estância do Cocão, PTG Guardiões da Querência (24 BPM), PTG Joaquim Pereira Nunes, DTG Marca Gaúcha de Porto Alegre. Também participaram as campeiras dos CTGs Campeiros do Sul, Amaranto Pereira, Sentinelas do Pago e Bento Gonçalves. Encerrou o desfile o Departamento Campeiro de Alvorada, com a participação do Diretor Campeiro Vladimir Kuse e prefeito Carlos Brum.

EXTINÇÃO DA CHAMA CRIOULA

Bueno! Às 18h30min iniciou a gravação do programa de TV do Volmir Martins, com destaque para os artistas locais. E lá pelas 22h, a emoção tomou conta dos tradicionalistas na praça central, com a extinção da Chama Crioula, onde a ordem e o espírito farrapo predominaram em cada gaúcho nesta semana farroupilha. E a expectativa começa agora: onde será buscada a Chama em 2011?

FANDANGO OFICIAL FARROUPILHA

Bueno! E o fandango oficial farroupilha será no galpão do CTG Chilena de Prata, no dia 25 de setembro e será animado pelo Grupo Tranco Monarca. O valor do ingresso será de R$ 5,00 por pessoa. IMPORTANTE: a pilcha será obrigatória e completa, inclusive com blazer para os peões. Informações com o subcoordenador Giovani pelo fone 9149.1977 ou com o Sérgio Spier pelo fone 9307.3767.

FEIRA DO LIVRO NA ESCOLA BETINHO

Bueno! A Escola Municipal Betinho realizará dia 24 de setembro, a sua feira do Livro, cujo tema é “mateando com a literatura” sendo Patrono Paixão Côrtes – líder do Grupo dos Oito, um dos responsáveis pelo surgimento do movimento tradicionalista em 1947. A feira inicia às 9h, encerrando às 17h30. Mas devido a compromissos referentes à Feira do Livro em Porto Alegre, onde Paixão será o patrono, sua presença ficou inviabilizada. Oportunamente será agendada outra data, quando ele se fará presente na escola.
Diversos CTGs locais se apresentarão com danças, declamação, chula, acordeom, violão, etc, além do Leandro Berleze do Grupo Beira d’Estrada. A Escola fica na Rua Herbert J. de Souza, 62, no Jardim Algarve (próximo do CTG Amaranto Pereira). Contatos com o diretor Luiz Cesar pelo fone 9166.2663 ou pelo chasque eletrônico luis_cesarm@hotmail.com.

21º FESTIVAL ALVORADA DA TROVA

Bueno! O CTG Bento Gonçalves da Silva realizará neste domingo, (26), a 21ª Alvorada da Trova Gaúcha. O evento iniciará com um baita café campeiro às 8h. Participarão trovadores de todo o Rio Grande nas modalidades Campeira, Martelo, Estilo Gildo de Freitas e Tordilhos. Nas três primeiras, prêmios (troféu e dinheiro) até o quarto lugar. Na de Tordilhos, até o terceiro lugar. E troféu e dinheiro pro campeão dos campeões. Informações com o trovador João Dinarte pelo fone 051.9706.9868 ou com o patrão Gelson pelo fone 051.9962.6266. O CTG fica na Rua Viamão, 1249.

LUTO NO CTG CAMPEIROS DO SUL

Bueno! Durante a Semana Farroupilha, no dia 11, faleceu o associado Lineu. E no dia 18 faleceu Abrantino Teixeira, sendo este o primeiro associado negro da entidade, tendo a sua ficha assinada pelo patrão Irineu Vargas, em 1981. Aos familiares as nossas condolências de pesar.



Valdemar Engroff
Telefone de casa: 051.3443.4125 – à noite; Celular: 051.9966.5164 valdemar@engroff.com.br
gaucho.valdemar@pop.com.br
ogaucho.taura@hotmail.com - MSN

Nenhum comentário: