http://www.qtaltchepilchas.com.br

www.qtaltchepilchas.com.br

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

TRADIÇÃO & CULTURA - Alvorada - Capital da Solidariedade

TRADIÇÃO & CULTURA
Alvorada – Capital da Solidariedade


COROAÇÃO DO MAIOR CONCURSO DO RS

Bueno! Não é a Ciranda Cultural de Prendas fase regional e nem a fase estadual. É o concurso integrado de peões e prendas que é realizado em nosso município, que neste ano teve mais de 100 inscritos (no ano passado teve 93 candidatos) – peões e prendas de todas em todas as categorias.
Não existe no Rio Grande um concurso com tantos candidatos, com a participação de TODOS os CTGs de uma cidade, e que culmina com a realização do grande baile de integração e troca de faixas, que no dia 21 de agosto realizou as provas e no dia 22 a mostra folclórica.
E no dia 28, no galpão do CTG Amaranto Pereira, às 21h, terá o início da colocação das faixas e crachás do referido concurso e do concurso de Prenda e Peão da Semana Farroupilha de Alvorada 2010. E o grande baile de integração e de colocação das faixas e crachás, terá início às 23h e será animado pelo Grupo Marca de Campo. Valor do ingresso será de apenas R$ 10,00, com jantar campeiro opcional. Informações no TEU CTG ou então com o subcoordenador Giovani pelo fone 051.9149.4977 ou com o Diretor Artístico e Cultural de Alvorada - Sergio Spier, pelo fone 051.9307.3767. O CTG fica na Rua Celso Lemes da Silva, 520, no Jardim Algarve.

CHARLAS DA SUBCOORDENADORIA

Bueno! A passos largos estamos nos aproximando dos festejos da Semana Farroupilha em todo o Rio Grande. E em Alvorada não é diferente. A próxima charla da Subcoordenadoria acontecerá no dia 30 de agosto no galpão do CTG Sentinelas do Pago. E a charla seguinte será no dia 6 de setembro, no galpão do CTG Amaranto Pereira. A pauta destas duas charlas será o desfile farroupilha, pois, em termos de programação (rondas, acampamento na praça central e busca da Chama Crioula), está tudo muito bem alinhavado. Contatos com o Subcoordenador Giovano pelo fone 051.9149.4977.

CTG SENTINELAS DO PAGO

Bueno! Faz 14 anos que um grupo de chirús – integrantes da patronangem, do conselho e pais de integrantes das invernadas mirim, juvenil e adulta, formaram a pujante Invernada de Chirús do CTG Sentinelas do Pago. E para comemorar esta data, nada como um grande baile. Será no dia 4 de setembro, com a realização do Baile do Churrasquinho (que será servido a noite toda), e do 14º aniversário desta Invernada, que terá a animação do Grupo Rebeldia. Informações com o patrão Paulo pelo fone 8420.4678. O CTG fica na Rua Porto Alegre, 216, no Bairro Regina, na Parada 56.

CTG GILDO DE FREITAS

Bueno! No dia 11 de setembro, acontecerá um grande baile de formatura de fandango no galpão do CTG Gildo de Freitas e que terá a animação do Grupo Marca de Campo. Informações pelo fone 3340.8762. O CTG fica no Parque dos Mayas, em Porto Alegre.

BUSCA DA CHAMA CRIOLHA

Bueno! Mesmo que a Chama Crioula para os festejos farroupilhas o no nosso Estado tenha sido acesa na longínqua cidade de Itaqui, no dia 14ª de agosto, a Campeira de Alvorada buscará a Chama Crioula na Ilha de Fanfa, para os festejos em nossa cidade, com saída dia 7 de setembro e retorno à pata de cavalo dia 10, com abertura do acampamento farroupilha na praça e primeira ronda no galpão do CTG Amaranto Pereira.

COMBATE DO FANFA

Triunfo, terra de nascimento do general Bento Gonçalves, foi palco de várias batalhas e a mais sangrenta delas ficou conhecida como Combate do Fanfa. Teve início na tarde do dia 02 de outubro de 1836. Bento Gonçalves acampou na Ilha do Fanfa com mil e quinhentos homens. Tinha como meta encontrar a brigada do coronel Domingos Crescêncio, na margem direita do Rio Jacuí.
A esquadra do almirante Greenfell encurralou Gonçalves, ao mesmo tempo que a artilharia abria fogo de terra. O combate encerrou na tarde do dia 4 de outubro, com a rendição de Bento Gonçalves para o comandante Bento Manoel Ribeiro, com baixa de duzentos soldados feridos, cento e vinte mortos. Foram presos, ainda, Onofre Pires, Marciano Ribeiro, Pedro Boticário, José Calvet e outros. Em 10 de setembro Bento foge do Forte do Mar, na Bahia, onde se encontra aprisionado (Fonte: www.popa.com.br).



Valdemar Engroff
Telefone de casa: 051.3443.4125 – à noite; Celular: 051.9966.5164 valdemar@engroff.com.br
gaucho.valdemar@pop.com.br
ogaucho.taura@hotmail.com - MSN

Nenhum comentário: