http://www.qtaltchepilchas.com.br

www.qtaltchepilchas.com.br

terça-feira, 17 de agosto de 2010

TRADIÇÃO & CULTURA - Alvorada - Capital da Solidariedade

TRADIÇÃO & CULTURA
Alvorada – Capital da Solidariedade


O FLÁVIO PRECISA DA TUA AJUDA E É AGORA

Bueno! Pois o chirú Flávio, que se realiza quando pisa num tablado pra dançar as danças tradicionais, foi integrante da invernada chirú do CTG Amaranto Pereira, mas nunca abandonou este CTG, mas agora ele está muito doente. E a solidariedade humana, comum entre os tradicionalistas, faz com que te convidemos para participares nesta sexta-feira, dia 20 de agosto, de um grande jantar campeiro beneficente no galpão do CTG Amaranto Pereira. Nesta noite tu também podes participar (se a tua situação financeira permitir...), de uma arrecadação de dinheiro que integralmente será doado para o Flávio. Portanto, participe, pois o CTG fica na Rua Celso Lemes da Silva, 520 no Jardim Algarve. Contato com o patrão Giovane pelo fone 051.9149.4977.

MAIS UMA EDIÇÃO DO MAIOR CONCURSO DO RS

Bueno! Não é a Ciranda Cultural de Prendas fase regional e nem a fase estadual. É o concurso integrado de peões e prendas que é realizado em nosso município, que no ano passado teve 93 candidatos (peões e prendas de todas em todas as categorias).
Não existe no Rio Grande um concurso realizado com tantos candidatos, com a participação de TODOS os CTGs, e que culmina com a realização do grande baile de integração e troca de faixas. Eis a programação: dia 21 – sábado, no galpão do CTG Amanhecer na Querência, serão realizadas as provas artística e oral. No domingo, dia 22, no galpão do CTG Tradição será realizada a mostra folclórica. E o grande baile de integração e colocação das faixas e crachás, será realizado no dia 29 de agosto, no galpão do CTG Amaranto Pereira, e que terá a animação do Grupo Marca de Campo. Valor do ingresso será de R$ 10,00, com jantar campeiro opcional. Informações no TEU CTG ou então com o subcoordenador Giovani pelo fone 051.9149.4977. O CTG fica na Rua Celso Lemes da Silva, 520, no Jardim Algarve.

CTG BENTO GONÇALVES DA SILVA

Bueno! A patronagem do CTG Bento Gonçalves e a Academia de Danças Gaúchas Alma Crioula, capitaneada pelos instrutores Marcelo Otto e Cláudia, boleiam a perna e te convida para participar no dia 21 de agosto do grande baile da linguiça e de formatura de danças de fandango avançado “roçando as virias”. A animação será por conta do Eco do Minuano e Bonitinho. Ingressos antecipados a R$ 15,00 por pessoa. Contatos e ingressos pelos fones 051.9853.6770 ou 3442.3260. Contato com os instrutores pelos fones 051.3442.3260 ou 9853.6770 ou pelo chasque eletrônico marcelo.otto@brturbo.com.br. O CTG fica na Rua Viamão, 1249, no Jardim Esplanada, em Alvorada.

CHARLAS DA SUBCOORDENADORIA

Bueno! A passos largos estamos nos aproximando dos festejos da Semana Farroupilha em todo o Rio Grande. E em Alvorada não é diferente. A próxima charla da Subcoordenadoria acontecerá no dia 30 de agosto no galpão do CTG Sentinelas do Pago. E a charla seguinte será no dia 6 de setembro, no galpão do CTG Amaranto Pereira. A pauta destas duas charlas será o desfile farroupilha, pois, em termos de programação (rondas, acampamento na praça central e busca da Chama Crioula), está tudo muito bem alinhavado. Contatos com o Subcoordenador Giovano pelo fone 051.9149.4977.

CHAMA CRIOULA ARDE EM ITAQUI

Bueno! Desde o último sábado (14), Itaqui está guardando a Chama Crioula que foi acesa com a presença de mais de dois mil tradicionalistas do Rio Grande, bem como do Grupamento de Granadeiros de La Cruz, da província de Corrientes e uma representação indígena, que simbolizou a integração cultural dos povos latinos. O evento foi marcante com uma homenagem ao Grupo dos Oito (que são os fundadores do tradicionalismo organizado), por João Sampaio, com a pajada “Os Oito de Ouro”.
A Chama foi acesa pelo patrono da Semana Farroupilha deste ano, o tradicionalista Rodi Pedro Borghetti e pela viúva de Orlando Degrazzia, um dos integrantes do Grupo dos Oito, Senhora Clori Degrazzia. E após a solenidade, que teve a participação de cerca de 600 cavaleiros, que representaram as 30 RTs do nosso Rio Grande, iniciaram o trajeto a pata de cavalo para levar a centelha para os festejos em suas regiões, cidades e entidades tradicionalistas, entre as quais, estava o piquete da 1ª RT, onde participam três integrantes da nossa cidade, mais precisamente do CTG Bento Gonçalves da Silva.

Valdemar Engroff
Telefone de casa: 051.3443.4125 – à noite; Celular: 051.9966.5164 valdemar@engroff.com.br
gaucho.valdemar@pop.com.br
ogaucho.taura@hotmail.com - MSN

Nenhum comentário: