http://www.qtaltchepilchas.com.br

www.qtaltchepilchas.com.br

sexta-feira, 24 de abril de 2015

Eis a nossa coluna semanal do Jornal A Semana de Alvorada (RS), edição de HOJE.



TRADIÇÃO & CULTURA
Alvorada – Capital da Solidariedade

Roda de Chimarrão Virtual

         No dia 21 de abril foi dado o pontapé inicial para a maior roda de mate virtual do mundo: o “vem pro mate”, criado por tradicionalistas e a sua federação (MTG), propondo que se convida ao desafio três amigos a fazerem o mesmo, postando retrato com o seu mate. Fui desafiado pelo amigo Adair Rocha pelo Facebook. Imediatamente postei um retrato tomando mate nos estúdios da Rádio Acácia FM e desafiei amigos de fora do Rio Grande: Valmir Gomes e Tibério Tebaldi Tibério, ambos do Rio de Janeiro e Alzeneide Benck de São José dos Campos (SP).
A meta é realizar a maior roda virtual de chimarrão do mundo e tem por tema a paz mundial e o evento termina hoje, dia 24 de abril, quando é comemorado o dia do Chimarrão (e do churrasco), conforme  Lei estadual 11.929, de 20 de junho de 2003, de autoria do líder da bancada do PDT na Assembleia Legislativa, Giovani Cherini, em homenagem a fundação do primeiro CTG do mundo, o 35 CTG de Porto Alegre, fundado nesta data em 1948. A data de 24 de abril foi escolhida por sugestão do MTG.

Nilza Lessa em Alvorada

         O CTG Sentinelas do Pago vai realizar uma palestra cultural no dia 29 de abril por volta das 20h, que será proferida por Nilza Lessa (viúva de Barbosa Lessa) onde vai abordar a “Indumentária Atual”. Participe e leve os jovens do seu CTG. Contatos com o patrão José pelo fone (51) 9112-1165. O CTG fica na Rua Porto Alegre, 216, no Bairro Maria Regina.

CPF O Tempo e o Vento

A patronagem do CPF O Tempo e o Vento te convidam para participar no dia 02 de maio, no galpão do pioneiro, o CTG Campeiros do Sul, do seu grande jantar-baile de aniversário. No cardápio galeto assado, arroz, maionese e saladas diversas. No palco o grupo Marca de Campo. Contatos: Patrão Daniel - (51) 9211-9301; Capataz Jarlei - (51) 9393-4277; Cultural Alexandra - (51) 9197-8948. O CTG Campeiros do Sul fica na Av. Maringá, 720, em Alvorada (RS).  

Gaiteiro pro grupo Os Tchê Véios

O Grupo Os Tchê Véios vai precisar de mais um gaiteiro e está a procura de um profissional para fazer parceria com o Julinho, pois o Sr, Adair não vai poder tocar mais por motivos de saúde. Entrem em contato com a Vanda ou Waldemar pelos fones (51) 9149-0107; 9294-3384 ou 3447-0658. O grupo é de Alvorada (RS) e anima fandangos e bailes gaúchos em galpões de CTGs e outras entidades não tradicionalistas.

Mais Fandangos nesta Terra

         Hoje, dia 24, data magna do 35 CTG, o primeiro CTG do mundo, grande fandango de aniversário com o Eco do Minuano e Bonitinho. Amanhã teremos:
1 – Na Sociedade Gaúcha de Lomba Grande em Novo Hamburgo, o 2º Fandango de Candeeiro (pilcha obrigatória), com o Grupo Pulperia;
2 – No CTG Maragatos, em Porto Alegre, jantar-baile com o Grupo Coração Gaúcho;
3 – No CTG Tio Lautério, em São Leopoldo, jantar-baile com o Grupo Eco do Pampa;
4 – O Grupo Espora de Prata vai animar grande fandango no CTG Pialo da Saudade, em Gravataí. Mais eventos gaúchos de toda esta terra que chamamos de mundo tu vais achar no www.sitiodogauchotaura.blogspot.com.

Valdemar Engroff
Celular: (51) 9966-5164

Nenhum comentário: