http://www.qtaltchepilchas.com.br

www.qtaltchepilchas.com.br

segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Coluna De galpão em Galpão que estará nas páginas do Jornal de Alvorada, de Alvorada (RS), edição do dia 19 (terça-feira).


DE GALPÃO EM GALPÃO



A BOA MÚSICA VINDA DE CAXIAS DO SUL

         Alvorada é uma das 11 cidades que compõe a 1ª Região Tradicionalista do RS, que ao todo tem em torno de 130 entidades tradicionalistas filiadas ao MTG. Cremos que sejamos a maior região tradicionalista em número de entidades filiadas ao Movimento.
         Agora vamos para a Serra Gaúcha. Vamos para Caxias do Sul, uma pujante cidade colonizada por italianos. É a cidade gaúcha com o maior número de CTGs filiados no MTG, em torno de 80 entidades. E onde tem CTG, tem a boa música regional gaúcha.
         Estamos apresentando para o Rio Grande um grupo recomendado: Maiquinho do Acordeon e Grupo Tropeada. Recentemente lançou o seu sexto trabalho fonográfico, via Gravadora Vozes. Fandangueiro e no velho tranco gaúcho é a sua marca. E se quiser levar o conjunto para o evento do teu CTG, ele está com representação para Alvorada e toda esta região em redor que chamamos de mundo. Trata-se do chirú Alcemar Ribeiro, lá do CTG Sentinelas do Pago, cujos contatos são: (51) 34474053; (51) 96112887 (Vivo) e/ou (51) 93027433 (Claro).

CTG CHILENA DE PRATA

         No dia 23 de agosto teremos no galpão do CTG Chilena de Prata, grande baile do costelão, com posse da nova patronagem. A animação será por conta do Grupo Candeeiro Farroupilha. Também teremos a apresentação da invernada adulta e uma das danças será o pau de fita, uma das mais lindas da nossa cultura. O CTG fica na Rua José do Patrocínio, 235, no Jardim Porto Alegre.

O GAUCHISMO NO RIO DE JANEIRO

Mais precisamente no dia 12 de agosto de 2011 nascia nos pagos do Rio de Janeiro, uma página tradicionalista das mais baguais, feita por um gaúcho nascido, criado e aquerenciado nos pagos cariocas. Valmir Gomes neste dia botou nesta terra que chamamos de mundo o sítio O Cariucho e o Tradicionalismo, sítio sucessor do blog do mesmo nome que foi criado em fins de setembro de 2010, depois de ele ver de perto pela primeira vez os festejos farroupilhas em Porto Alegre. Ao abrir as porteiras, clique em www.ocariucho.com.br. Ali encontrarás chasques dos poucos eventos e fatos tradicionalistas das pagos cariocas, bem como de toda esta terra em redor que chamamos de mundo, em especial, de Alvorada, do Rio Grande e de todo o Brasil. E ao abrir a página, vais escutar automaticamente a boa música transmitida pela Rádio Terra Gaúcha, de Santa Cruz do Sul (RS).
Como diz o Valmir, “o tradicionalismo hoje está no meu sangue, por isso estarei sempre fazendo o que posso para levar informações aos quatro cantos deste país”.  
         O gosto pela nossa cultura teve duas etapas: escolar, onde teve um trabalho a fazer e fez sobre a cultura do Rio Grande do Sul, onde se apaixonou pelo gauchismo. A outra foi em consequência da primeira, pois em 2010, veio de mala e cuia, em setembro, sem ter parentes no Sul, para participar dos festejos farroupilhas. Apaixonou-se novamente e se empolgou e criou o blog, que durou até agosto de 2011, que se transformou nesta linda página que está correndo mundo desde então, com mais de 500 mil visitas, de praticamente todos os países, de todos os continentes.  

Valdemar Engroff
Telefone de casa: (51) 3443-4125 – à noite 
Celular: (51) 9966-5164



Erro! Indicador não definido.Erro! Indicador não definido.Erro! Indicador não definido.

Nenhum comentário: