http://www.qtaltchepilchas.com.br

www.qtaltchepilchas.com.br

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Tradição & Cultura - Estamos trazendo na mala de garupa a coluna Tradição e Cultura do Jornal A Semana da edição 23/12.

TRADIÇÃO & CULTURA
Alvorada – Capital da Solidariedade


QUAIS SÃO OS DESTAQUES TRADICIONALISTAS 2011?
Bueno!Em abril deste ano, de forma inédita, o Legislativo Municipal se deslocou para realizar sessão solene, no galpão do CTG Campeiros do Sul, para homenagear os destaques tradicionalistas de 2010 . E de forma itinerante, a partir deste ano, o evento continua ocorrendo nos CTGs, por ordem de data de fundação mas, em dezembro de cada ano.
Foi o que aconteceu no dia 14, no galpão do CTG Chilena de Prata, quando foi realizada a Sessão Solene 009/2011, para homenagear os tradi-cionalistas deste ano, sob a presidência do vereador Neto Girelli, secretari-ada por Vereador Professor Serginho e presença da vereadora Irmã Sara e do criador da Lei que homenageia os tradicionalistas, vereador Professor Daniel, além de diversos secretários municipais, entre os quais Jairo Carva-lho (representando o prefeito Brum), e as autoridades tradicionalistas, como o Subcoordenador Giovani, patrões dos CTGs, prendas e peões, entre os quais, muitas crianças.
Após as falas dos componentes da mesa, a execução dos hinos, o mestre do cerimonial Adair Rocha deu início à sessão de homenagens, co-meçando com os Destaques Campeiros do ano (piquetes):
 Marcio Junior de Oliveira – Estância do Banhado
 Andrius Pires – Tropilha Farroupilha
 Gaudério – Recanto da Pátria
 Paulo Felix Jr – Descanso do Pingo
 João Santiago – Parceiros da Tradição
 Lohana de Oliveira – Campeira do Bento
 José Moacir Paranhos – Campeira do Amaranto
 José Vitorino Martins – Campeira do Campeiros
 Alex Leopoldo – Pé de Pano
 Ronaldo Silveira – Estribeiros do Sul
 Milton Fernandes Cavalheiro – Guardiões da Querência
Agora os tradicionalistas que se destacaram dentro do seu CTG:
 A Invernada Mirim – CPF O Tempo e o Vento
 Cleusa de Andrade Hipólito – CTG Amanhecer na Querência
 José Carlos do Amaral – CTG Campeiros do Sul
 Vera Lúcia Silva de Souza – CTG Amaranto Pereira
 Weyda Laguna – CTG Bento Gonçalves da Silva
 Iza Maria de Lara – CTG Chilena de Prata
 Eloi Henrique – CTG Tradição
 Leandro Delfino – CTG Sentinelas do Pago
 Vlafimir da Rocha Gonçalves – CTG Raça Gaúcha
Por fim, a premiação mais esperada, a dos parceiros tradicionalistas do ano:
 Antenor Tatsch Jr – dos meios de comunicação (Clic RBS e Foco Gaúcho)
 Parceiro Tradicionalista – Secretário Municipal Julio Bala
 Piquete Destaque – Piquete Descanso do Pingo
 CTG Destaque – CPF O Tempo e o Vento
O momento também foi de profunda emoção, pois estava chegando ao fim um comando de subcoordenadoria, de três anos, de Giovani Le-mann. Com a presença da esposa, filhas, genros e netos, ele não conseguiu falar, mas de voz embargada agradeceu a todos que ajudaram a construir o tradicionalismo na cidade durante a sua gestão.
NATAL GAÚCHO
Bueno! Como diz o Dorotéo Fagundes, na sua coluna semanal Regionalismo (nº 480, de 19/12/11): “O autêntico Natal é para louvar Jesus e a Sagrada Família, agradecer a Deus por nos enviar o Messias das verdades da vida eterna do nosso espírito que está aqui neste planeta experimentando a vida humana e não o humano experimentando a vida espiritual.
O Natal Gaúcho se faz sem Noel, com presépio, com reflexão, com respeito, com profundidade é momento sim de e da família, os presentes são simbologia que nunca exigiram requinte, mas passar aos queridos o que se tem condições de dar, igualmente como os Reis Magos que no dia 6 de Janeiro ofertaram a Jesus – ouro, incenso e mirra, duas plantas aromáticas, mais o metal, de sábios significados.
Do dia 25 ao dia 6, período natalino, se canta Ternos de Reis, e se adora Jesus Cristo que morreu por nós na cruz e ressurgiu, provando que a morte não existe, pois o que existe é a vida eterna do espírito, e o que ele quer de nós agora é que amemos uns aos outros, lembrando no Natal mais do que dele, das suas lições”.
Aproveitamos este momento para desejar a todos um Natal de reflexão e de balanço daquilo que fizemos neste ano; do que deixamos de fazer e do que nos propomos fazer em 2012. Feliz Natal a todos.



Valdemar Engroff
Fone 051.3443.4125 noite
Celular 051.9966.5164
valdemar@engroff.com.br
www.sitiodogauchotaura.blogspot.com
www.obolsodabombacha.blogspot.com

Nenhum comentário: