http://www.qtaltchepilchas.com.br

www.qtaltchepilchas.com.br

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Estamos chegando a galope trazendo na mala de garupa a coluna Tradição e Cultura, que estará publicada nas páginas do Jornal A Semana de Alvorada (RS)

TRADIÇÃO & CULTURA
Alvorada – Capital da Solidariedade


GESSÉ É DESTAQUE ESTADUAL

Bueno! Gessé Santos Rodrigues é um integrante da invernada adulta do CTG Amaranto Pereira. E como tal, também se aperfeiçoou numa modalidade individual da nossa cultura e tradição: o causo. Começou a contar causos em rodeios de menor expressão nas imediações. Pegou gosto pela modalidade, encarou a fase regional, seguindo para a fase inter-regional, realizada em Três Coroas, onde se classificou para a grande final do maior evento de arte e tradição amador da América Latina. Lá, no sábado, classificou-se na repescagem. No domingo, foi bem em todos os quesitos analisados pelos jurados, e trouxe para Alvorada o troféu de terceiro lugar.
Segundo o sítio do Enart – www.enart.org, esta modalidade levou pra Santa Cruz do Sul 24 contadores de causos dos quatro cantos do Rio Grande, um verdadeiro vestibular e o Gessé é agora o terceiro maior contador de causos do nosso Estado. Ainda participaram desta modalidade, Antônio Pardelinhas, também do CTG Amaranto Pereira e Rafael S. da Silva, do CTG Tradição.

CTG AMARANTO PEREIRA

Bueno! O CTG foi de mala e cuia ruma à Santa Cruz do Sul com a sua invernada adulta e com a perspectiva de sair campeão da Força “B”, visto que ficou em primeiro lugar na fase inter-regional realizada em Três Coroas. No sábado o CTG ficou em 8º lugar, onde, segundo o sítio do Enart – www.enart.org, participaram, de todo o Estado, 44 grupos, classificando-se para domingo somente quinze, onde ficou em 10º lugar. Assim o CTG trouxe para Alvorada o troféu participação nesta modalidade. Salientamos que o grande campeão da Força B – o CTG Caminhos do Pampa de Porto Alegre, no sábado ficou em penúltimo lugar na classificação geral (14º).

CTG BENTO GONÇALVES DA SILVA

Bueno! Outra entidade que foi com otimismo pra Santa Cruz do Sul foi o CTG Bento Gonçalves da Silva, que na fase inter-regional de Três Coroas ficou em 2º lugar na Força “B”. Classificou-se no sábado em 10º lugar, trazendo também o troféu participação para Alvorada. No domingo ficou em 6º lugar.

CTG CHILENA DE PRATA

Bueno! Por ter sido o grande campeão da Força “B”, no ano passado (ano da sua criação), o CTG Chilena de Prata foi o nosso representante neste ano na Força “A” na fase final do Enart. No sábado, num total de 40 entidades participantes de todo o Estado não conseguiu se classificar para o domingo, onde se classificaram 20 grupos. No entanto, valeu a participação desta entidade, junto com o Amaranto, Bento e Tradição, pois conseguiram hastear as suas bandeiras e a bandeira da cidade, no maior evento artístico e cultural da América Latina.

15º CONGRESSO TRADICIONALISTA REGIONAL

Bueno! A Coordenadoria da 1ª Região Tradicionalista, capitaneada pelo Coordenador Tomazzini, os subcoordenadores e demais membros da coordenadoria, boleiam a perna e convocam os patrões das entidades tradicionalistas filiadas ao MTG, da 1ª Região Tradicionalista do RS, para no dia 5 de dezembro, participar do 15º CONTREG – Congresso Tradicionalista Regional, e 6º Encontro Regional de Patrões, que será realizado no galpão do CTG Laço da Querência, do Clube do Professor Gaúcho, que fica na Av. Guaíba, 12.060, na Zona Sul de Porto Alegre. Informações com o coordenador Tomazzini pelo fone 8423.3508 ou com o Subcoordenador de Alvorada Giovane Lemann pelo fone 9149.4977.
Salientamos que as proposições a ser discutidas neste evento, foram entregues até às 20h do dia de ontem. E as entidades, para participar da Lista Destaque Tradicionalista, deverão entregar o relatório durante o congresso. Formulário padrão baixar no sítio oficial da 1ª Região Tradicionalista do RS: www.1rtrs.com.br.

O CINQUENTENÁRIO DO PIONEIRO

Bueno! Uma vasta programação tradicionalista está programada para os festejos dos 50 anos do pioneiro da cidade – o CTG Campeiros do Sul, onde destacamos desde já o 8º Rodeio Artístico e Cultural, que será realizado dias 10, 11 e 12 de dezembro e o grande baile de aniversário, que será realizado no dia 18 e que terá a animação de Régis Marques e Grupo Rodeio. Estes eventos fazem parte do calendário oficial de eventos, acordado em reunião as Subcoordenadoria no início deste ano. Informações com o patrão Natálio pelos fones 051.3483.6510 ou 051.9107.5113. O CTG fica na Av. Maringá, 720.


Valdemar Engroff
Telefone de casa: 051.3443.4125 – à noite; Celular: 051.9966.5164 valdemar@engroff.com.br
gaucho.valdemar@pop.com.br
ogaucho.taura@hotmail.com - MSN

Nenhum comentário: