http://www.qtaltchepilchas.com.br

www.qtaltchepilchas.com.br

quinta-feira, 8 de julho de 2010

TRADIÇÃO & CULTURA - Alvorada - Capital da Solidariedade

TRADIÇÃO & CULTURA
Alvorada – Capital da Solidariedade

CTG SENTINELAS DO PAGO

Bueno! A patronagem do CTG Sentinelas do Pago e todos os seus departamentos, boleia a perna e convida as entidades tradicionalistas da cidade, região e de todo o Estado para participar nos dias 9, 10 e 11 de julho, do 5º Rodeio Beno Scherner Artístico e Cultural. Eis a programação: sexta-feira – 09 de julho – início das inscrições; sábado – 10 de julho – 8h – hasteamento das bandeiras; 8h30min – declamação; 12h – almoço; 14h – causo, tava e tetarfe; 18h – arriamento das bandeiras e danças de par e de fandango; domingo – 11 de julho – hasteamento das bandeiras, truco e escova; 8h30min – danças tradicionais pela ordem (mirim, chirú, juvenil e adulta); 12h – almoço e após, reinício das danças tradicionais; 18h – arriamento das bandeiras e 20h – horário provável para promulgação dos resultados e entrega dos prêmios aos vencedores.
Informações com o patrão Paulo pelo fone 051.8420.4678 ou com a Fabiana pelo fone 051.9267.5829. O CTG fica na Rua Porto Alegre, 216, na Parada 56, em Alvorada, na 1ª RT.

CTG AMARANTO PEREIRA

Bueno! No dia 10 de julho, a Invernada Adulta do CTG estará promovendo um grande jantar campeiro e após, apresentação da própria Invernada, que está se preparando para participar do ENART em sua primeira etapa. Informações pelo fone 9149.4977. O CTG fica na Rua Celso Lemes da Silva, 520, no Jardim Algarve.

CTG AMANHECER NA QUERÊNCIA

Bueno! A patronagem do CTG Amanhecer na Querência boleia a perna e convida os tradicionalistas e a comunidade para participar no dia 17 de julho, a partir das 22h, do 2º Baile da Cuca e da Linguiça, que será animado pelo Grupo Moda Antiga, pela primeira vez em nossa cidade. O valor dos ingressos: R$ 15,00 (antecipado) e R$ 18,00 (na hora). Informações com o patrão Pedro Laci pelo fone 3442.4909. O CTG fica na Rua Tramandaí, 76, no bairro Jardim Alvorada.

HERANÇAS DO SUL

Heranças do Sul é o novo programa da SBT que, a partir de 11 de julho, irá ao ar todos os domingos, as 9 horas, tendo como apresentador Leandro Berlesi (no personagem de Honório Pedroso) e sua trupe "Bolota, Zéca Pivara e Gabrielito Coxilhas". Tal programa substitui o antigo Coisas do Sul que passa para a grade da TV Bandeirantes. Fonte! Sítio (blog) do Léo Ribeiro – www.leoribeiro.blogspot.com.

SOBRE A NOTA OFICIAL DA 1ª RT

Bueno! Conforme publicamos na edição anterior, a 41ª Ciranda Cultural de Prendas – Fase Regional teve problemas na divulgação do resultado final. Baseado nisso, a Coordenadoria da 1ª RT, na pessoa do Coordenador Tomazzini, após reunião extraordinária na sede do MTG, divulgou nota oficial onde explica o fato. Entendemos que os erros acontecidos podem acontecer com quem está incluído no processo e entendemos que nada do que ocorreu foi por má fé. Em todo este episódio, fica a mágoa dos que erraram, dos tradicionalistas que supostamente eram vencedores, em especial os jovens que concorreram. Mas, lambidas as feridas, resultado oficial divulgado posteriormente, o Movimento Tradicionalista não pode parar e desejamos que todos superem este episódio, que, bem melhor seria se o evento não tivesse os problemas que teve.
Para ler a Nota Oficial na íntegra, o vivente vai e toma um mate no sítio da 1ª Região Tradicionalista do RS – www.1rtrs.com.br.

O RIO GRANDE DELAS

Bueno! O Rio Grande não é grande por acaso, pois aqui temos e cultuamos as nossas tradições, que há muitos anos também rumaram para a cidade, junto com os jovens (em busca de estudos, trabalho e vida melhor). E faz tempo que esta tradição ultrapassou as nossas fronteiras estaduais e internacionais, pois onde está o gaúcho está o mate, a tradição e o galpão do CTG.
E ultimamente, com o advento dos sítios da internet, blogs, a divulgação do tradicionalismo gaúcho está a todo vapor. Com isso, no dia 23 de junho aconteceu oficialmente, a primeira postagem, o chasque inaugural no sítio (blog) O Rio Grande Delas, que é capitaneado por prendas do Rio Grande e como diz neste primeiro chasque, de apresentação.... “somos da capital, serra, litoral, fronteira, missões e centro do Rio Grande do Sul”. Aqui o vivente encontrará chasques do cotidiano gaúcho, poemas, culturais, de música, eventos, entrevistas, etc. E por falar em entrevistas, não percam as dos candidatos à presidência do MTG Erivaldo Bertolini e Fábio Braga Matos, ambas publicadas no dia 6 de julho. E para tomar um mate a preceito, boleie a perna e acesse www.oriograndedelas.blogspot.com.




Valdemar Engroff
Telefone de casa: 3443.4125 – à noite; Celular: 9966.5164 valdemar@engroff.com.br
gaucho.valdemar@pop.com.br
ogaucho.taura@hotmail.com - MSN

Nenhum comentário: