http://www.qtaltchepilchas.com.br

www.qtaltchepilchas.com.br

terça-feira, 23 de junho de 2009

HISTÓRICO DA FESTA JUNINA NO BRASIL

Histórico da festa junina no Brasil
- Na época da colonização do Brasil, após 1500, os portugueses introduziram muitas características da cultura europeia, como as festas juninas. Mas o surgimento das festas foi no período pré-gregoriano, como festa pagã em comemoração à fertilidade da terra e às boas colheitas, o chamado solstício de verão. Essas comemorações também aconteciam no dia 24 de junho, no Dia de São João.
- Conhecidas como Joaninas, as festas receberam esse nome para homenagear João Batista, primo de Jesus, que gostava de batizar as pessoas, purificando-as para a vinda de Jesus. Assim, passou a ser uma comemoração da Igreja Católica, homenageando três santos: Santo Antônio (dia 13), São João (dia 24) e São Pedro (29).
- Negros e índios que viviam no Brasil se adaptaram bem às festas, por se assemelharem às de suas culturas.
- Aos poucos, as festas juninas foram sendo difundidas em todo o Brasil, mas foi no Nordeste que se enraizaram e tornaram-se fortes, durando todo o mês de junho e caracterizando-se por comemorações acirradas, com concursos para eleger melhores grupos de dança de quadrilha e gerando boa movimentação turística.
- Com o passar dos anos, as festas juninas ganharam outros símbolos. Como ocorre no mês mais frio, passaram a contar com fogueiras para aquecer os participantes e envolveu brincadeiras para animar os festejos, como de sebo, correio elegante, fogos de artifício, casamento na roça, entre outros.
- As comidas típicas da festa foram incluídas em razão das boas colheitas na safra de milho. Com esse cereal são desenvolvidas várias receitas, como bolos, caldos, pamonhas, bolinhos fritos, curau, pipoca, milho cozido, canjica e outros.
Fonte: Levantamento feito pelo Instituto de Educação São Francisco / PoA

Nenhum comentário: