Uma loja especializada em pilchas e artigos gaúchos. Av. Presidente Getúlio Vargas, 907 - Bela Vista - Alvorada - RS E-mail: contato@qtaltchepilchas.com.br Fone:5134834149 WhatsApp: 51993656637 Visite nosso site: www.qtaltchepilchas.com.br e nossas redes sociais. Baita abraço a todos!
http://www.qtaltchepilchas.com.br
www.qtaltchepilchas.com.br
segunda-feira, 21 de maio de 2012
Chimarrão faz bem para saúde
Chimarrão faz bem para saúde
Mais do que simples tradição dos gaúchos, o hábito de tomar chimarrão também é salutar. Estudos comprovam que a erva-mate (Ilex paraguariensis A. St. Hilaire), consumida como chimarrão ou chá, apresenta propriedades benéficas para as funções orgânicas. Os principais componentes da planta atuam como auxiliar em dietas, como diurético, digestivo e também no tratamento da fadiga funcional.
Conforme o médico Oly Pedrinho Schwingel, que se dedica à medicina natural e ao estudo das plantas, a erva-mate é considerada um “alimento quase completo, pois contém a maioria dos nutrientes necessários para sustentar a vida”. Ele se refere à presença de vitaminas, aminoácidos, saponinas triterpênicas, açúcares e flavonoides. “A erva-mate também possui substâncias antioxidantes, que evitam o envelhecimento e controlam o mau colesterol, podendo ser usadas no emprego farmacêutico como expectorante, diurético e harmonizador orgânico, estimulando a resposta imunológica”, completa.
Pesquisas sobre os efeitos da planta revelam a alta concentração de sais minerais como cálcio, ferro, fósforo, potássio e manganês. Já a atividade estimulante da erva-mate é conferida pela presença da mateína, substância similar à cafeína, porém com propriedades distintas.
Schwingel ressalta que a bebida tradicional dos gaúchos não tem contraindicações, porém, recomenda o consumo máximo de três chimarrões novos por dia. “Quem tem dúvidas deve sempre saná-las antes com seu médico”, aconselha, indicando consumo moderado para hiperativos, hipertensos e pessoas com problemas cardíacos. O pesquisador defende a exploração da erva-mate para utilização em áreas como nutrição, farmácia e fisioterapia. “A planta vem sendo usada no mercado sul-americano e europeu como matéria-prima para obtenção de produtos homeopáticos, fitoterápicos e muitos outros para a saúde em geral”, exemplifica.
Um estudo realizado recentemente pela Feevale, de Novo Hamburgo, atesta que o mate, além de estimulante, faz bem ao coração. Conforme o trabalho coordenado pela biomédica Rejane Giacomelli Tavares, o uso de cem gramas diárias de erva-mate pode causar a diminuição de 29% nos níveis do colesterol e de 62% nos triglicerídeos, reduzindo, assim, o risco de doenças cardíacas. A análise foi feita em ratos de laboratório, que receberam uma dose concentrada de extrato de erva-mate e tiveram os indicadores reduzidos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário