http://www.qtaltchepilchas.com.br

www.qtaltchepilchas.com.br

quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

CTG Bento Gonçalves da Silva promove Baile das Invernadas

Grandioso Baile das Invernadas
CTG BENTO GONÇALVES DA SILVA

Animação: Grupo Coração Gaúcho
Data: 07/02/2009
Horário: 21hs
Valor: R$ 5,00

Obs.: Janta Opcional

Um quebra costela...

quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Santo Augusto sediará a Festa Campeira (FECARS)

Santo Augusto sediará a Festa Campeira

O presidente do MTG, Oscar Fernande Gress, assinou convênio com a Prefeitura de Santo Augusto para realização da 21ª Festa Campeira do Rio Grande do Sul, que acontecerá de 19 21 de março, no Parque Nercy Liberato da Conceição. Conforme o prefeito Alvorindo Polo, a prefeitura e a cominidade obterão os recursos necessários para o custeio da festa. Com essa parceria, Santo Augusto conquista o direito de sediar o evento até 2012.

Fonte: Correio do Povo

terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Festa Campeira será em Santo Augusto

Festa Campeira será em Santo Augusto

O presidente do MTG, Oscar Fernande Gress, assinou ontem um convênio com a Prefeitura Municipal de Santo Augusto para a realização da 21ª Festa Campeira do Rio Grande do Sul. A festa ocorrerá de 19 a 21 de março, no Parque de Eventos da cidade, localizada a 450 quilômetros de Porto Alegre. De acordo com o prefeito Alvorindo Polo, a prefeitura e a comunidade irão obter os recursos necessários para o custeio e a viabilização da festa.

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Canto Missioneiro abre inscrições

Canto Missioneiro abre inscrições

Uma das principais cidades da região missioneira do Estado, Santo Ângelo já está preparada para dois importantes eventos culturais que acontecem em março: a segunda edição do Canto Piá Missioneiro da Música Nativa, e o 1º Canto Piá Missioneiro. Ambos os festivais, com temática livre, estão recebendo inscrições até o próximo dia 13 de fevereiro e as fichas e o regulamento estão disponíveis no endereço eletrônico www.cantomissioneiro.com.br. O festival, promovido pela Secretaria Municipal de Cultura, Lazer e Juventude de Santo Ângelo, ainda ganha, no próximo dia 29, a partir das 20h, no Restaurante Vitrine Gaúcha (DC Navegantes), seu lançamento oficial, com a presença de representativos nomes da música gaúcha, como Patrício Maicá, filho do saudoso Cenair Maicá, importante nome da cena missioneira. Segundo o coordenador do festival, Jairo Reis, o Canto Missioneiro, em apenas uma edição, se firmou como importante evento cultural na localidade e região, sendo incorporado ao calendário de festivais do Estado.

segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Gress quer parcerias para o MTG

Gress quer parcerias para o MTG

Oscar Fernande Gress continua na presidência do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG). Ele foi escolhido durante eleição realizada no sábado, no 56º Congresso Tradicionalista, em Canguçu. Concorrendo em chapa única, a gestão "Orgulho de Ser Gaúcho: Ano 5" foi toda reconduzida para administrar a entidade até janeiro de 2010.
Para sua próxima gestão, Gress pretende dar sequência às metas do Planejamento Estratégico. Entre seus objetivos estão a realização de ações para o fortalecimento da administração de entidades tradicionalistas bem como o incentivo ao aprendizado constante, por meio da formulação de novos cursos e parcerias. "Nossa missão é fortalecer o tradicionalismo, sempre", assegurou o presidente.
O 56º Congresso Tradicionalista, que contou com aproximadamente 1,3 mil participantes, definiu também o município de São Lourenço do Sul como sede do Acendimento da Chama Crioula neste ano. O ato ocorre normalmente no terceiro final de semana de agosto e simboliza o início das comemorações farroupilhas no Rio Grande do Sul, reunindo, anualmente, de 700 a mil cavaleiros.
Como de costume, os tradicionalistas também já definiram qual será a sede do congresso previsto para 2010. Concorrente único, o município de Lagoa Vermelha será responsável pela realização do evento no próximo ano.

Fonte: Correio do Povo

sábado, 10 de janeiro de 2009

Projeto destaca música gaúcha

Projeto destaca música gaúcha

O projeto Arte Sesc - Cultura por toda Parte está promovendo uma série de shows pelo Litoral nesta temporada, com grandes nomes da música gaúcha. O cantor Luiz Marenco é a atração neste sábado, ás 21h, no Centro de Pinhal, com entrada franca.Os shows do projeto cultural do Sesc continuam no dia 16, em Cidreira, e dia 17, em Tramandaí, com o grupo Buenas e M'Espalho; Ernesto Fagundes, dia 23, em Imbé, e dia 24, em Atlântica, Sul; e Daniel Torres, dia 30, no Laranjal, e dia 31 na Praia do Cassino.

quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Lei Estadual da Pilcha Gaúcha

Lei Estadual da Pilcha Gaúcha

Lei Estadual da Pilcha Gaúcha
Dep. Algir Lorenzon
Assembléia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul.

LEI Nº 8.813, DE 10 DE JANEIRO DE 1989.

Oficializa como traje de honra e de uso preferencial no Rio Grande do Sul, para ambos os sexos, a indumentária denominada “PILCHA GAÚCHA”.

DEPUTADO ALGIR LORENZON, Presidente da Assembléia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul.

Faço saber, em cumprimento ao disposto no § 5º do artigo 37 da Constituição do Estado, que a Assembléia Legislativa decretou e eu promulgo a seguinte Lei:

Art. 1º - É oficializado como traje de honra e de uso preferencial no Rio Grande do Sul, para ambos os sexos, a indumentária denominada “PILCHA GAÚCHA”.

Parágrafo único - Será considerada “Pilcha Gaúcha” somente aquela que, com autenticidade, reproduza com elegância, a sobriedade da nossa indumentária histórica, conforme os ditames e as diretrizes traçadas pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho.

Art. 2º - A “Pilcha Gaúcha” poderá substituir o traje convencional em todos os atos oficiais, públicos ou privados, realizados no Rio Grande do Sul.

Art. 3º - Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

Art. 4º - Revogam-se as disposições em contrário.

ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO, em Porto Alegre, 10 de janeiro de 1989.

terça-feira, 6 de janeiro de 2009

25ª edição do Rodeio de Canela começa amanhã

O município de Canela, na serra gaúcha, começa as atividades culturais de 2009 com a 25ª edição do Rodeio Crioulo Nacional, que ocorrerá no Parque Saiqui de amanhã a domingo, com muitas atrações campeiras, fandangos, gineteadas, missas crioulas e danças tradicionais. A entrada é gratuita. A organização do rodeio é do CTG Querência, com apoio da prefeitura. Para divulgar o evento, estiveram no Correio do povo os representantes Rodrigo Batista, Sabrina Nascimento, Márcio Canali, Ana Juchem e Renato Brito.


Fonte: Correio do Povo

segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Prezado Turista.

Prezado Turista,

Leve bonitas lembranças de nosso estado!

Passe na Q Tal Tchê Pilchas e conheça as opções de presentes típicos gaúchos.

Atenciosamente,
Luis Paulo Nunes
Q Tal Tchê Pilchas